A suplementação de colágeno do tipo II para a saúde articular tem se destacado como uma aliada da qualidade de vida. Afinal, seus alegados benefícios podem auxiliar na manutenção da mobilidade, um aspecto importante para uma longevidade saudável.
Mas o que dizem os estudos científicos sobre o papel do colágeno tipo II na saúde das articulações?
Neste artigo, vamos apresentar algumas evidências relacionadas ao tema e conhecer um pouco melhor as características benéficas desse tipo de proteína.
O que é colágeno tipo II?
O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no corpo humano e se apresente em diferentes tipos, com características e funções específicas.
Quando falamos em colágeno do tipo II, destacamos um tipo que está mais presente nos tecidos de tendões e articulações, ajudando a proteger essas estruturas.
Com o passar da idade, já por volta dos 30 anos, nossa produção natural de colágeno começa a declinar, fato que pode ser agravado por um estilo de vida pouco saudável.
Para prevenir ou amenizar os efeitos da queda dos níveis de colágeno na saúde articular, a suplementação de colágeno tipo II poder ser considerada, simultaneamente a outros cuidados.
Diversos estudos têm sido realizados para avaliar quais os impactos da suplementação desse nutriente em adultos.
Benefícios da suplementação de colágeno
Artrite reumatoide e osteoartrite
Diferentes estudos têm validado a suplementação de colágeno tipo II não desnaturado (UC-II®) como eficaz no tratamento da artrite reumatoide e osteoartrite.
Algumas das evidências apresentadas foram:
· A suplementação com UC-II reduziu em 33% o índice de avaliação da osteoartrite contra 14% no grupo que recebeu apenas glucosamina com condroitina.
· A suplementação com colágeno tipo II por 3 a 6 meses foi eficiente em reduzir pontuações na escala WOMAC (questionários que avaliar dor, rigidez e disfunção física em pacientes com osteoartrite) e escala visual analógica (que avaliar a intensidade da dor).
Redução do desconforto articular
Estudo clínico multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo com pessoas com desconforto articular relacionado à atividade demonstrou que:
· Indivíduos que usaram 40 mg de colágeno tipo II (UC-II®) tiveram melhora na flexibilidade e na extensibilidade da articulação do joelho.
De que são feitos os suplementos de colágeno tipo II?
Os suplementos de colágeno mais recomendados para favorecer a saúde das articulações são aqueles que utilizam o colágeno tipo II desnaturado, derivado da cartilagem do esterno do frango.
Esse tipo de colágeno é produzido por fibroblastos, que são células envolvidas na produção não só de colágeno, mas também da matriz extracelular que compõem as articulações.
O UC-II® é uma marca registrada de colágeno do tipo II não desnaturado amplamente pesquisada e clinicamente estudada, com um mecanismo de ação único, que envolve sinalização anti-inflamatória. Suplementos que contém UC-II®, como Recover Cycles, demonstram uma valorização da qualidade e do rigor científico na formulação.
Mecanismo de ação do colágeno tipo II
A literatura científica aponta que o UC-II® parece exercer benefícios para a saúde das articulações por meio da indução da tolerância oral.
Quando ele é absorvido de forma intacta pelo organismo, enta em contato com o Tecido Linfoide Associado ao Intestino nas placas de Peyer.
Lá, ele ativa linfócitos T reguladores, promovendo produção do fator transformador de crescimento beta (TGF-beta) e da interleucina 10 (IL-10). Essas substâncias reduzem a inflamação e inibem a produção de anticorpos contra proteínas articulares.
Por esse processo, o colágeno tipo II ajuda a reduzir a inflamação das articulações e ajuda a reparar a cartilagem.
Conclusão
Graças às suas características e funções, o colágeno do tipo II é uma proteína importante para a mobilidade articular.
Com a queda natural na produção de colágeno pelo organismo a partir dos 30 anos, a suplementação desse nutriente pode ser uma estratégia complementar eficiente na preservação da saúde das articulações.
Diversos estudos já demonstraram que o consumo regular de colágeno tipo II desnaturado, especialmente o UC-II®, traz benefícios como redução de dor em casos de artrite reumatoide e osteoartrite e redução do desconforto articular.
Assim, há evidências para validar a suplementação de colágeno do tipo II como uma estratégia eficiente para um bom recovery (recuperação) articular para adultos.
Gostou deste texto? Compartilhe com um amigo que pode se interessar por essa informação.
Referências bibliográficas
doi: 10.7150/ijms.6.312
PMID: 37854210
doi: 10.1089/jicm.2021.0365